Faz Sentido: mudanças nas relações interpessoais após o isolamento

Redação do Diário

Faz Sentido: mudanças nas relações interpessoais após o isolamento

Depois do isolamento social, as relações interpessoais foram afetadas, na parte pessoal e profissional? Como não viver no automático? Esse e outros assuntos foram pauta do último Faz Sentido, em 19 de fevereiro. A apresentadora e jornalista Fabiana Sparremberger convidou a psicóloga Luciane Piccoloto para conversar em relação ao tema.

Atenção

Qual a importância das relações positivas? E das interações sociais para a saúde mental? Conforme a jornalista, a falta de empatia das pessoas é um dos principais fatores que afeta as relações interpessoais, tanto na parte profissional, quanto na vida pessoal:– Temos muita dificuldade de focar, colocar nossa atenção plena para as conversas. Precisamos nos concentrar em quais são os sentimentos envolvidos naquele fato. O que a pessoa está passando com aquilo. Sem criticar, sem julgar. Que necessidades ela não está tendo atendida para aquilo estar ocorrendo e estar se sentindo daquela forma? E como eu posso enriquecer, melhorar essa relação?

Segundo a psicóloga, a evolução da sociedade tecnológica foram trazendo algumas necessidades que interferem nas relações interpessoais, mas a pandemia foi um marco.– Porque acelerou muito tudo e interferiu na forma de nos relacionarmos. Ao mesmo tempo que teve um isolamento social, tivemos uma convivência muito próxima com familiares, parceiros, e tudo isso trouxe várias mudanças. O nome isolamento social, já traz um sofrimento, muito ruim para o ser humano pensar que ele vai ter que ficar isolado socialmente, porque é uma necessidade, como comer e fazer sexo. O ser humano é um ser social.

Bem-estar

Outro ponto comentado pela especialista, é que não precisamos ter uma opinião ou resposta para todo tipo de situação. Às vezes, pessoas ou questões não são passíveis de mudança:– Os conflitos ocorrem, porque pessoas têm características diferentes O que precisamos fazer é o que está ao nosso alcance. O componente para a felicidade é o bem-estar, e para isso envolve a saúde física, além de diminuir o estresse das relações – explica Luciane.

Pessoas que temos mais intimidade, muitas vezes, julgam ou emitem opiniões que não necessariamente sejam relevantes para determinados momentos. Para a jornalista, não precisamos dar sempre a solução dos problemas para os outros:– Pensamento automático é muito complicado. Porque pode ser algo que a outra pessoa não precisa escutar ou falamos de maneira errada e julgadora.

Mindfulness

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

A psicóloga relata que a técnica de Mindfulness, ou a meditação baseada em atenção plena, ajuda a prestar atenção no presente, porque temos muita informação no dia a dia e acaba causando tensão por esse excesso.

A técnica

Diminui a ansiedade

Aumenta o bem-estar físico e mental

Melhora a cognição

Ajuda a diminuir as distrações do cérebro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após bater com facão na ex-companheira, agressor é detido por vizinhos e acaba preso em São Pedro do Sul Anterior

Após bater com facão na ex-companheira, agressor é detido por vizinhos e acaba preso em São Pedro do Sul

“Achei uma falta de respeito”, afirma moradora de Santa Maria que sofreu constrangimento em posto de saúde Próximo

“Achei uma falta de respeito”, afirma moradora de Santa Maria que sofreu constrangimento em posto de saúde

Geral